sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Temas enfrentados pela Bioética.


Análises sobre a Bioética só foram aprofundadas depois que a ciência decifrou o código genético humano, facilitando a manipulação científica da natureza e é por esse motivo que esse tema vai além da área da medicina, abrangendo também outras áreas como a da psicologia, direito,biologia, antropologia, sociologia, ecologia, filosofia e principalmente teologia, a qual causa muitas polêmicas sobre/contra a Bioética.
Atualmente os principais temas da Bioética são questões polêmicas, como por exemplo definir se o embrião humano é uma pessoa desde a fecundação, a clonagem, as células estaminais, a ética da pesquisa, entre outros.

Definir se o embrião humano ao ser fecundado já passa a ser uma pessoa ou não é um dos principais problemas, uma vez que, a Ciência sustenta que o embrião ao ser fecundado não pode ser considerado uma pessoa, mas sim somente 6 dias após a fecundação, quando o embrião estabelece uma relação mãe-embrião, com o implante do embrião na parede uterina, ou após 14 dias, quando há a formação da estria embrionária, ou após a 6ª semana, apartir da formação do sistema nervoso central ou do córtex cerebral. Questiona-se também que o individuo só pode ser considerado ser humano apenas quando apresenta a capacidade de pensar e refletir,ou quando passa a ter consciência ou autoconsciência. Porém a igreja católica contesta totalmente, afirmando que apartir do momento que há fecundação o embrião é considerado um ser humano, rejeitando por completo a concepção de que somente indivíduos que tem consciência e/ou autoconsciência possam ser considerados humanos, pois a ela alega que dessa forma deveríamos excluir da categoria de pessoas, homens e mulheres em estado de coma ou anencéfalos. Por outro lado, a Ciência questiona o fato de que agindo assim a igreja está dificultando o avanço científico e até impedindo a cura de doenças de cunho genético.

“A experiência tem mostrado que quanto mais o homem caminha para a artificialidade, foge ele das regras naturais e da essência de sua própria vida.“ Álvaro Villaça Azevedo
Kelly Cristina Nunes da Silva

Um comentário:

Anônimo disse...

gostei muito dessa pesquisa foi muito complementar...