terça-feira, 25 de setembro de 2007

A bioética e o desenvolvimento sustentável.


Com vários problemas ambientais surgindo, o homem passou a se importar mais com o desenvolvimento sustentável, que é progresso econômico sem agressão à natureza, ou seja, sem esgotar recursos para as futuras gerações.


Tanto na bioética quanto no desenvolvimento sustentável, é preciso ter uma noção de ética entre o ser humano e a natureza. Antigamente, o homem não se preocupava tanto com o meio ambiente e desmatava muitas áreas, por exemplo. Hoje, essa ética está mudando, é preciso se preocupar, pois problemas como aquecimento global e efeito estufa só tendem a piorar.
Na bioética são tratados assuntos como a eutanásia, as células estaminais (ou células tronco) e clones. Esses assuntos são recentes e causam grande polêmica, pois uma parte da população é contra esse tipo de pesquisa, pois vai contra as leis da natureza, e já outra parte, a dos cientistas, dizem que se as pesquisas continuarem, as chances de se conseguir acabar com algumas doenças são quase certas.



"Tarefa fundamental consiste em refazer a aliança destruída entre o ser humano e a natureza, entre as pessoas e povos para que sejam aliados uns dos outros em fraternidade, justiça e solidariedade... o ser humano vive eticamente quando renuncia estar sobre os outros para estar junto com os outros" (BOFF, 2003).


Alessandra Asato

Nenhum comentário: